De 12 a 14 de março, Recife reunirá comunicadores, militantes e pessoas interessadas em debater uma comunicação democrática com destaque para as pautas estaduais e regionais no Nordeste.
O Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação reafirma e soma as vozes dos atores, movimentos sociais e organizações que, em 2012, se envolveram no I Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação, também realizado no Recife. Este ano, a segunda edição do encontro nacional acontecerá em Belo Horizonte, de 10 a 12 de abril.
O evento acontecerá na Universidade Católica de Pernambuco, no Recife, e receberá lideranças de diversos estados da região para trocar informações sobre as lutas em cada cidade e também entre os diferentes segmentos da luta pelo direito à comunicação: midiativistas, academia, comunicadores comunitários e populares, dirigentes de emissoras públicas, sindicatos, coletivos, operadores do direito e representantes de entidades da sociedade civil.
Falar em regulamentação do setor da comunicação nada mais é do que criar leis para colocar em prática o Artigo 5 da Constituição Brasileira que fala sobre a Comunicação e que segue até hoje, 27 anos após ser escrito, sendo ignorado pela grande maioria dos legisladores na Congresso Federal.
Com o mote “somando vozes pela liberdade de expressão”, o ENeDC travará este debate com o olhar para o Nordeste a fim de somar forças e trocar experiências entre aqueles que já estão na linha de frente desta luta e os que estão para engrossar as fileiras pelo Direito à Comunicação.
Fonte: CAATINGA