No dia 26 de agosto, em parceria com Ape, Cidadeapé, Rede Nossa Sao Paulo, Idec, Rede Butantã e Ciclocidade, realizamos uma ação para conversar com a população de São Paulo sobre a licitação do sistema de ônibus da cidade.
Foram projetados slides nos prédios entre a avenida Paulista e rua da Consoloção, com informações sobre a importância da ação para o futuro da cidade. Além disso, especialistas em mobilidade urbana conversaram com as pessoas que paravam para assistir às projeções e responder as enquetes.
Um dos pontos questionados no edital é que a licitação não garante o cumprimento do Plano Municipal de Mudanças Climáticas, segundo o qual, até 2018, 100% da frota de ônibus deve rodar com combustíveis renováveis ou com motor elétrico.
Além disso, nada nos documentos leva em conta a intermodalidade por bicicleta, para que as pessoas possam levar suas bicicletas nos ônibus ou deixá-las em um bicicletário seguro nos terminais. Como o Plano de Mobilidade da cidade tem metas de crescimento do uso da bicicleta que devem chegar a 15 ou 20% dos deslocamentos em 15 anos, isso é fundamental para o bem-estar das pessoas e para o clima.
Iremos protocolar nosso posicionamento até o dia 31 de agosto, último dia da consulta pública, e também iremos transformar todas as demandas que coletamos da população em um documento a ser entregue à Secretaria de Transportes.
A semana está acabando e restam poucos dias a sociedade se manifestar antes que o prazo se esgote. Você está por dentro desse processo? Todas as informações estão no Facebook da coalização. Entrá lá para dar suas sugestões: http://bit.ly/busaodossonhos
Fonte: Greenpeace