O coordenador de relações sindicais do Dieese, José Silvestre, em entrevista à Rádio Brasil Atual hoje (6), elogia a iniciativa da reunião e espera que a elaboração de propostas alternativas também sirvam para abrir o diálogo com o governo e representantes desses setores, na busca de soluções para o enfrentamento da crise.
Silvestre demonstra especial preocupação com a Petrobras que, segundo ele, desde o início da Operação Lava Jato, que investiga casos de corrupção na estatal, vem sofrendo com o travamento de crédito e a suspensão de negócios, o que tem impacto direto na perda de postos de trabalho na cadeia produtiva do petróleo e gás.
Ele lembra que o funcionamento da Petrobras, maior empresa do país é vital para o desenvolvimento da economia brasileira, e diz que o desafio é separar a apuração dos malfeitos dos demais negócios da empresa.
“A Petrobras representa muito, em torno de 12% do PIB, tem um volume de investimentos que é significativo. Portanto, me parece uma decisão extremamente acertada, das centrais, em se reunir para procurar alternativas”, diz Silvestre.
Ouça a entrevista à Rádio Brasil Atual