A expectativa é que o evento, que marca o segundo ano de existência da OGP, reúna mais de mil representantes do governo, da sociedade civil e do setor empresarial de 60 países
Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro ocorrerá, em Londres, a 2ª Conferência Anual da Parceria para Governo Aberto. A expectativa é que o evento, que marca o segundo ano de existência da OGP, reúna mais de mil representantes do governo, da sociedade civil e do setor empresarial de 60 países. O Inesc é o único representante da sociedade civil brasileira que integra o Comitê Diretor Internacional da iniciativa.
A OGP foi lançada oficialmente em setembro de 2011 e é destinada a promover avanços concretos nos compromissos assumidos pelos governos no sentido de garantir maior acesso às informações públicas, aumentar a participação cívica, combater a corrupção e aproveitar novas tecnologias para tornar os governos mais transparentes, eficazes e responsáveis diante dos cidadãos.
O evento refletirá sobre o funcionamento dos Planos de Ações do países participantes, bem como compartilhará experiências e fornecerá exemplos reais de como a transparência e abertura de dados podem contribuir para melhorar os serviços públicos, impulsionar o crescimento econômicos, reduzir a pobreza e a corrupção e restaurar a confiança da sociedade no governo.
Durante o evento, a OGP dará as boas-vindas aos novos integrantes da parceria, anunciará o lançamento de quatro parcerias multilaterais, da Competição Prêmio Governo Aberto. Também será anunciada a criação de cinco grupos de trabalho temáticos.
Iara Pietricovsky, membro do colegiado de gestão do Inesc, será uma das representantes do Brasil no evento. Integrantes da Controladoria Geral da União também representarão o governo brasileiro na Conferência. Entre eles estarão: o ministro Jorge Hage Sobrinho; a assessora para Assuntos Internacionais da CGU, Roberta Solis Ribeiro; a diretora de Transparência e Controle Social, Cláudia Taya; o coordenador-geral de Governo Aberto e Transparência, Otávio Moreira de Castro Neves, e o Chefe de Gabinete da Ouvidoria-Geral da União, Ricardo Garcia França.
Mais informações sobre os eventos podem ser encontradas no site da OGP Internacional.
Fonte: Inesc