Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, às 17h, acontece o lançamento do Fórum Social Mundial de Migrações (FSMM) e a conformação do Comitê local para a cidade de São Paulo. Movimentos Sociais, representantes de comunidades de migrantes e refugiados, e pessoas que se identificam com a causa participarão dessa reunião, que ocorrerá na Biblioteca Hans Christian Andersen (Avenida Celso Garcia, 4142, Tatuapé).
A atividade é a primeira sessão que antecede ao Fórum Social Mundial de Migrações (FSMM), que acontecerá entre os dias 07 e 10 de julho de 2016. Esta é a primeira vez que o Fórum tem sede na cidade de São Paulo. O lançamento acontece no âmbito do Terceiro Festival de Direitos Humanos, organizado pela Prefeitura da cidade.
Para os organizadores do lançamento, a participação dos movimentos sociais que integram a comunidade brasileira e migrante contribuirão para o sucesso do FSMM. Sendo uma via de apoio na organização do evento e na proposta de atividades e debates.
Será a VII edição do Fórum, que já aconteceu nos cinco continentes. Ao ser realizado no Brasil o evento deve mostrar os avanços nas políticas migratórias do país e das nações vizinhas, permitindo que os migrantes discutam as problemáticas que os afetam e procurem soluções com base na solidariedade. Imigrantes, refugiados e apátridas poderão reivindicar suas lutas e relatar abusos de direitos humanos.
Os organizadores informam que o Fórum é um ambiente aberto para que os cidadãos tenham um aprofundamento e reflexão sobre migração, possibilitando, assim, o debate democrático, “que vai na contramão da crise do capitalismo e neoliberalismo”.
Para participar do evento é preciso se inscrever no link (http://goo.gl/forms/NHV625ZuqK