Essa iniciativa foi possível após a concretização de uma parceria com o Foundation Center, organização dos Estados Unidos que reúne o maior banco de dados global sobre filantropia. Por lá, o projeto é chamado de IssueLab e também é considerado um hub de conhecimento, conectado com outras iniciativas similares no mundo.
Gabriela Fitz, diretora de iniciativas de Gestão do Conhecimento da Fundantion Center explica que o IssueLab é uma coleção pública de estudos de caso, avaliações e relatórios de pesquisa de fundações e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo. “Ele foi criado para ajudar organizações como GIFE a compartilhar mais facilmente o que está sendo aprendido pelos seus pares no campo sem ter que construir uma biblioteca online a partir do zero.”
Todo o conteúdo disponibilizado na plataforma é gratuito. Ao reunir publicações relevantes em uma único espaço, o GIFE busca facilitar o acesso ao material produzido pelo campo socioambiental a diversos atores da sociedade civil.
O projeto se difere de outras iniciativas já existentes no setor justamente por conta da parceria com o IssueLab. Esse trabalho conjunto permitiu ao GIFE importar publicações sobre investimento social produzido em outros países e compartilhar as publicações brasileiras com outros hubs. Dessa forma, mais do que trazer conhecimento para o público brasileiro, o Sinapse está ajudando a levar nossas experiências para o mundo.
A princípio, a biblioteca será alimentada com publicações do GIFE, de seus associados e parceiros. Porém, contribuições são bem-vindas. Por meio do link é possível sugerir conteúdos para inclusão. A ideia é que o Sinapse se configure como um espaço de construção coletivo em benefício do campo social no Brasil.
“O Sinapse do GIFE é um exemplo perfeito de como uma iniciativa pode ser construída junto e somar-se ao conhecimento coletivo sobre a mudança social e os esforços de investimento social em todo o mundo”, avalia Gabriela Fitz.
Ideia original
O IssueLab é uma iniciativa pioneira encampada pela Fundation Center nos Estados Unidos. O projeto tem como objetivo central compartilhar inteligência coletiva sobre o setor social de forma gratuita.
A ideia nasceu em 2012, quando o acervo da Foundation Center foi fundido com o do PubHub. Juntos, eles criaram uma das maiores bases de conhecimento do campo social no mundo. Ao todo, são mais de 7 mil documentos disponibilizados nesse espaço.
São milhares de estudos de caso, pesquisas, artigos e publicações sobre os temas mais relevantes da agenda socioambiental. Além de disponibilizar todo esse material, a Foundation Center está comprometida em criar canais com outras organizações para disseminar esse conhecimento.“Aprendemos muito nesses anos. A plataforma integrada permite que qualquer um possa encontrar, acessar livremente e compartilhar inteligência coletiva do setor social”, explica Bradford Smith, presidente da Foundation Center.
Gabriela complementa ressaltando a importância da construção coletiva. “Somos parte de todo um ecossistema de conhecimento. Isso é o mais empolgante e o mais promissor sobre o trabalho.”
Acesse o Sinapse.