Por GIFE
O Instituto Walmart, em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADh) e o Sesc/Mesa Brasil, elaborou o Guia para Gestão de Organizações Sociais de Base Comunitária. O material tem como finalidade apoiar a formação de pessoas e organizações que atuam com projetos de diferentes naturezas em comunidades brasileiras.
Dividido em cinco capítulos, o guia foi desenvolvido para ser um instrumento pedagógico, reunindo teorias e metodologias, exemplos e vivências, dicas e sugestões, além de orientações técnicas e práticas. Os temas centrais de cada capítulo são: modelo de gestão e planejamento; gerenciamento de projetos; elaboração de relatórios e documentação; prestação de contas; e, por último, comunicação e divulgação.
O evento de lançamento da publicação aconteceu no dia 28 de agosto, em Recife (PE), reunindo especialistas e representantes de diversas organizações sociais. Na ocasião, a gerente do Instituto Walmart, Adriana Mariano, destacou a importância do papel das organizações sociais como agentes transformadores do Brasil. “Nós acreditamos no potencial dessas organizações de fomentar cidadania, inclusão e desenvolvimento social. Estamos muito felizes em poder realizar o lançamento dessa publicação, elaborada com o propósito de fortalecê-las”, disse.
Outros parceiros da iniciativa ressaltaram a relevância de uma publicação dessa natureza. “O guia irá ajudar as pessoas a buscarem mais eficiência e eficácia nas atividades realizadas, além de incentivar a atuarem com mais profissionalismo”, explicou a diretora do IADh, Patrícia Paixão. Já o gerente nacional do programa Mesa Brasil/Sesc, René Castro, destacou a importância da parceria de longa data construída com o Walmart Brasil e a capacidade de seus projetos gerarem impacto onde acontecem.
O guia surgiu com o Programa Bombando Cidadania, primeira experiência de desenvolvimento local do Instituto Walmart, realizado no bairro da Bomba do Hemetério, região norte de Recife. Posteriormente foi levado para outras organizações brasileiras por meio do programa itinerante Caravana Instituto Walmart.
Caravana Instituto Walmart
Criada em 2011, a Caravana nasceu com a proposta de ajudar a promover o desenvolvimento institucional de organizações de base comunitária, além de articular parcerias entre essas entidades e as lojas Walmart, disseminando a cultura da solidariedade. A iniciativa já percorreu 10 cidades brasileiras, envolvendo mais de 500 instituições em encontros presenciais realizados para discutir questões relacionadas à mobilização, a atuação articulada e o sentido dos projetos como ferramenta para alcance de seus objetivos.
O download do guia é gratuito e pode ser feito no site do Instituto Walmart.
O Instituto Walmart é associado GIFE.