São Paulo – Moradores de uma comunidade em Perus, na zona noroeste de São Paulo, ocuparam um prédio abandonado para criar um espaço cultural e, após muita luta e espera, querem liberar o espaço até hoje (22) para iniciar as apresentações. O grupo teatral Pandora é o organizador da ocupação.
Em entrevista ao repórter Lívio Lamarca, da TVT, o líder comunitário José Sóro afirma que a população já se mobilizava havia cinco anos para realizar a manutenção do local. “Várias pessoas tiveram ideias sobre o uso do local, mas questões de infraestrutura e assentamento não deixavam as ideias irem para frente.”
Durante as discussões, o mato do terreno cresceu e a obra ficou esquecida. O local abandonado foi ocupado por traficantes e usuários de drogas.
A atriz do grupo e estudante de arquitetura Thalita Duarte explica que durante todas as semanas haverá oficinas, além aulas de dança, teatro e música.
A determinação e o entusiasmo dos ocupantes chamaram a atenção da bancária Jandira Saito, que decidiu ajudar: “Eu vim só pra trazer uma colaboradora para as atividades e, quando vi a animação do pessoal, resolvi ficar”.
Antes de abrir o centro cultural, o grupo aguarda a liberação da prefeitura para fornecimento de água e energia elétrica.
Assista:
Fonte: Rede Brasil Atual