Alguns dos principais movimentos de moradia do país realizarão manifestações na segunda-feira (5), em 17 estados brasileiros. Eles cobram o fim do ajuste fiscal promovido pelo governo Dilma e o lançamento imediato da terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida.
Participarão das ações a Central dos Movimentos Populares (CMP), a Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Movimento de Luta dos Bairros e Favelas (MLB) e a União Nacional por Moradia Popular (UNMP).
Os movimentos destacam três pontos prioritários de reivindicação ao governo federal: lançamento e inicio imediato do programa Minha Casa, Minha Vida III; recomposição dos R$5 bilhões para a área habitacional, recém-cortados da previsão orçamentária da União para 2016; e suspensão da venda dos imóveis da União e a destinação dos mesmos para moradias populares.
Eles também pretendem lançar uma campanha pelo fim do despejo e pela valorização da função social da propriedade, que deve servir não para lucro, mas para garantir moradia aos mais pobres. As ações se articulam com a Campanha pela Função Social da Cidade e da Propriedade, articulada no Fórum Nacional de Reforma Urbana.
Saiba mais:
http://www.brasildefato.com.br/node/33109