No dia 5 de março, a Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil , frente de prevenção e erradicação do trabalho infantil da organização social Cidade Escola Aprendiz, promove o Seminário Trabalho Infantil em São Paulo: Controle Social e Monitoramento. O evento, gratuito e aberto a todo o público, será realizado na Sociedade Santos Mártires, no Jardim Ângela, zona sul da cidade, das 9h às 17h30.
O seminário marca o fim do projeto Chega de Trabalho Infantil no Jardim Ângela, realizado ao longo de dois anos com o apoio do CMDCA e financiamento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad) de São Paulo.
Programação
A programação contará com atividades para adultos e crianças em situação de vulnerabilidade, uma forma de convocar a sociedade civil para a responsabilidade de garantir aos meninos e meninas que vivem no Brasil o direito à proteção integral, à educação e a uma infância sem trabalho.
Logo pela manhã, haverá uma oficina destinada a 60 crianças atendidas pelos Centros para Crianças e Adolescentes (C.C.As) da região. De forma lúdica, os educadores abordarão o tema do trabalho infantil, por meio de desenhos e de uma atividade de pinhole (câmera fotográfica artesanal).
Os debates ocorrerão no período da tarde em duas mesas: “Monitoramento das Políticas Públicas e Espaços de Participação” e “Controle Social: O Papel da Sociedade Civil na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”.
O auditório contará ainda com a exposição de ensaios fotográficos produzidos ao longo do projeto, ilustrando as piores formas de trabalho infantil na cidade.
Participantes
Participarão do evento como palestrantes Carlos Alberto de Souza Junior, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Marco Silva, educador social e cientista social à frente do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR); Felipe Tau, gestor da Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil; Marta Volpi, assessora de Advocacy e Políticas Públicas da Fundação Abrinq e Andressa Pellanda, coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e representante da iniciativa global Cada Criança; estarão presentes também da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS).
Serão abertas 150 vagas para a participação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos e da sociedade civil como um todo.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e abertas a todo o público da cidade de São Paulo. Basta acessar o link abaixo e preencher o formulário:
Os participantes receberão ao final do evento certificado de participação e um exemplar do “Guia Passo a Passo: Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”.
Sobre o Seminário
O Seminário marca o encerramento do Projeto Chega de Trabalho Infantil, realizado entre abril de 2018 e março de 2020 com apoio do CMDCA e financiamento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad) da cidade de São Paulo. Ao longo desses dois anos, foram produzidas campanhas, reportagens especiais e um Guia Passo a Passo de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil na Cidade de São Paulo.
Durante o ano de 2019, também foi promovido pela Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil um Ciclo de Formações sobre Trabalho Infantil, também no Jardim Ângela – distrito entre aqueles com maior situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes na cidade.
Com facilitação dos sociólogos Ana Paula Galdeano, João Aquino e Anabela Gonçalves, o ciclo foi dividido em quatro etapas, com dois encontros para cada uma delas – totalizando oito oficinas. Participaram mais de 100 profissionais de diversas áreas, como assistência social, Conselho Tutelar, educação e saúde. Os aprendizados destes encontros e os caminhos ali construídos para aprimorar a prevenção e erradicação do trabalho infantil na cidade de São Paulo são a inspiração para as discussões que serão trazidas no seminário.