Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mesa de abertura do evento reuniu representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais e foi marcada por críticas ao modelo capitalista violador de direitos

Por Amanda Proetti, do Observatório

A crise política brasileira e seus efeitos sobre o debate das alternativas ao atual modelo de desenvolvimento permeou a mesa de debate que abriu o Seminário Nacional “A Agenda das Resistências e as Alternativas para o Brasil: Um olhar desde a sociedade civil” nesta quarta-feira (16).

Intitulada “As Crises”, a atividade partiu da orientação de olhar as condições de sustentação de uma transição a outro modelo de sociedade. Elementos como reinvenção e aprofundamento da democracia direta, enfrentamento às grandes corporações e aos limites planetários, democratização das comunicações e fortalecimento das mídias alternativas e atenção ao genocídio da juventude negra foram alguns dos que nortearam o debate.

“A crise está em toda parte e se manifesta como a crise da democracia. É uma coincidência que os governos considerados progressistas na região da América Latina estão caindo ao mesmo tempo. Olhem para o mundo”. Com esta fala, Cândido Grzybowski, do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), abriu sua contribuição ao debate. Para ele, nenhuma das alternativas políticas postas hoje é uma alternativa válida. “A democracia é inconveniente a este capitalismo na fase em que ele está. Ela não serve. Que vença o mais forte nas leis do mercado é o que estamos enfrentando”, afirmou.

Reginete Bispo, do Akani – Instituto de Pesquisa e Assessoria em Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia, trouxe luz ao debate do racismo nesta conjuntura. “Vou falar do lugar de mulher negra brasileira. De qual democracia estamos falando? Talvez tenha faltado para a esquerda não negra um olhar mais atento sobre os dois “Brasis”: o branco e o negro. Do ponto de vista econômico, vemos um empresariado que está comandando os governos e o Estado com uma posição neoliberal, mas o que salta aos olhos é um empresariado com uma mentalidade escravocrata que visa só o seu lucro e enxerga pobres e negros como seres sem direito a terem direitos. O Brasil é um país negro, com o segundo maior contingente de população negra, só perdendo para a Nigéria. Então, não dá para pensar um projeto político sem pensar a partir do povo negro”, observou.

Para a socióloga, além da economia, outro componente fundamental na luta contra o racismo é a regulação e democratização dos meios de comunicação. “Temos uma programação totalmente criminalizatória contra a população preta e pobre. Isso é uma ideologia racista e ela está sendo financiada para defender o status quo de uma elite branca com uma mentalidade escravocrata.

Paulo Carbonari, da MNDH (Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil), convidou o coletivo presente na atividade a avaliar o caminho do processo de organização e luta popular: “Será que nós movimentos sociais acreditamos que o Estado poderia ser o garantidor dos direitos, este mesmo Estado que a vida inteira a gente denunciou como o principal violador dos direitos?”

O Seminário Nacional “A Agenda das Resistências e as Alternativas para o Brasil: Um olhar desde a sociedade civil” reúne até sexta-feira (18) as principais lideranças dos movimentos sociais brasileiros para a construção de estratégias e agendas comuns frente à crise. O evento é uma realização da Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais) com suas associadas Camp, Cese e Cfemea no escopo do Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática apoiado pela União Europeia; com a também associada Iser Assessoria no escopo do Projeto Novos Paradigmas: pensar, propor, difundir apoiado por Misereor, DKA e Fastenopfer; e com a Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil.

Como parte da programação, na quinta-feira (17), às 19 horas, acontecerá a Aula Pública “As alternativas – Convergências e controvérsias sobre a construção de uma plataforma das alternativas ao modelo de desenvolvimento brasileiro”. A atividade será realizada na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

A programação completa do evento pode ser acessada aqui.

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.