Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fórum realiza evento no dia 14 de novembro, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, com participação de personalidades e ativistas da periferia paulistana, como o poeta Sérgio Vaz, Guilherme Boulos (MTST), Douglas Belchior (UneAfro), entre outros e outras

evento periferia centro

No próximo dia 14 de novembro, sexta-feira, o Museu de Arte Moderna (MAM) vai sediar o seminário “A Periferia no Centro: cultura, narrativas e disputas”, realizado pela Revista Fórum em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, com apoio do SPressoSP e iG.

O encontro vai debater as demandas, os movimentos e a produção cultural da periferia. A entrada é gratuita, para participar, basta se inscrever em: www.revistaforum.com.br/periferia.

O seminário terá três mesas temáticas. Na primeira delas representantes de movimentos sociais vão falar sobre as articulações entre redes e ruas, que dão visibilidade às causas e transformam a realidade. O debate contará com Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto); Thiago Vinicius, da Agência Solano Trindade; Pablo Capilé, da Mídia Ninja; Theles Henrique, da Liga do Funk; e o coletivo Nós, Mulheres da Periferia.

A violência nas periferias, puxada por índices alarmantes de letalidade policial, será tema da segunda mesa. Estudo divulgado pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar) aponta que a PM assassinou, em 2011, três vezes mais negros do que brancos, sendo em sua maioria jovens entre 24 e 30 anos e moradores de periferias. O assunto será abordado por Douglas Belchior, da UneAfro; Débora Maria, fundadora do coletivo Mães de Maio; o presidente do Instituto Luis Gama, Silvio de Almeida; além do professor da ECA/USP e colunista de Fórum, Dennis Oliveira.

A produção cultural das periferias brasileiras, com a ascensão dos saraus, do Hip Hop e do funk, estará bem representada na última mesa do evento, com a participação de Sérgio Vaz, fundador da Cooperifa; Allan da Rosa, escritor, fundador da Edições Toró e colunista de Fórum; o rapper Crônica Mendes, entre outros.

Ao final do evento, haverá uma confraternização dos 13 anos da Revista Fórum, com a presença dos poetas do Slam da Guilhermina e os Djs Brechó e Samuca. A Fórum nasceu em 2001, inspirada pelo primeiro Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre (RS). Desde então vem fazendo jornalismo independente pautado pelas demandas dos movimentos sociais.

Serviço

A periferia no centro: cultura, narrativas e disputas
Quando: sexta-feira, 14 de novembro, das 9h30 às 18h30
Onde: Museu de Arte Moderna (MAM) – Parque Ibirapuera, portão 3 – São Paulo
Inscrições gratuitas
Mais informações aqui
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1485611805061414/

Fonte: Revista Fórum

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.