Encontro Internacional Novos Paradigmas ocorre entre 14 e 15 em Salvador, durante o Fórum Social Mundial. Mais de 60 mil pessoas são esperadas na capital baiana
Por Observatório
Começa na próxima quarta-feira (14), o Encontro Internacional Novos Paradigmas – Por um outro mundo possível, em Salvador (BA). A programação faz parte do Fórum Social Mundial 2018 e reunirá ativistas de diversos países para apresentar e debater ações que promovem o bem viver, rompendo com os atuais modelos de desenvolvimento.
Entre as organizações convidadas para o encontro está a Black Lives Matters, movimento social fundado nos Estados Unidos em 2013 que denuncia a violência policial contra a comunidade negra daquele país. A organização facilitará a oficina Culturas de Resistência, as Juventudes Fazem a Diferença, ao lado de representantes do Movimento Passe Livre, Observatório dos Direitos e da Cidadania da Mulher e do Movimento Secundarista de São Paulo.
A oficina é uma das 12 que compõe a programação ao longo dos dois dias do encontro, que ainda terá duas mesas de convergências com as temáticas Novos Paradigmas para a Sociedade do Bem Viver, na manhã do dia 14, e Desafios Alternativas para Transição para Outro Mundo Possível, na manhã seguinte (15). Para ver a programação completa clique aqui e acesso o página do evento no Facebook.
O encontro é mais uma etapa do projeto Novos Paradigmas, desenvolvido pela Associaçãobrasleira de Organizações Não Governamentais (Abong) e sua associada Iser Asessoria, em parceria com as agências internacionais Miseror, DKA e Fastenopfer. O projeto também fomenta a formação de um banco de práticas alternativas, que atualmente reúne mais de 130 práticas inovadoras. “Muita gente vem tomando consciência da gravidade da crise ecológica, mas os governos, em sua maioria dominados pelos interesses do poder corporativo, se recusam a mudar de direção”, afirma um dos textos de apresentação do projeto. “Um dos principais argumentos apresentados para não mudar é que não há propostas alternativas. Nosso objetivo é discutir e construir outros modelos de desenvolvimento”.
Cerca de 60 mil pessoas são esperadas em Salvador para as atividades do Fórum Social Mundial. Mais de 1200 atividades autogestionadas foram inscritas e devem reunir ativistas de diversos países do mundo e cidades brasileiras. Ainda é possível se inscrever para o Fórum na biblioteca da Universidade Federal da Bahia. A maior parte das atividades está concentrada no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas também haverá atividades em territórios temáticos como o Parque do Abaeté, em Itapuã, e o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário da cidade.
O Observatório da Sociedade Civil irá transmitir em nossa página do facebook atividades do Encontro Novas Paradigmas e do Fórum. Acompanhe.
O Fórum começa na tarde desta terça-feira (13), com uma grande ato. Já confirmaram presença no evento o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva; a presidente da Fundação Franz Fanon, Mireille Fanon Mendes France; a Yalorixá Makota Valdina; o sociólogo Emir Sader; a presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), Lorena Peña; o ex-presidente paraguaio, Fernando Lugo; a militante indígena e pré-candidata a presidência, Sônia Guajajara; Boaventura de Sousa Santos, cientista político; o filósofo do Congo, Godefroid Ka Mana Kangudie; Francine Mestrum, da Justiça Global Social.
Participarão também de atividades no FSM, Abdellah Saaf , ex-ministro da Educação Nacional de Marrocos; Kamal lahbib, defensor dos direitos humanos de Marrocos, ex-preso político; Eda Duzgun, liderança das mulheres curdas; Sara Soujar, do Movimento de Combate ao racismo e xenofobia do Norte de Marrocos, da organização Gadem; Mamadou Sarr, militante da Mauritânia para defesa dos Negros; Jamal Juma, ativista palestino da campanha BDS de boicote à Israel; Mattews Ban, liderança sulafricano do movimento de trabalhadores rurais; Gustave Massaih, membro fundador do movimento de Maio 68, na França; Abdellah Saaf, ex-ministro da educação nacional de Marrocos.
Ana Cañas, Ilê Aiyê, Tulipa Ruiz, Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), Margareth Menezes, Filarmônica Minerva Cachoeirana, Lazzo Matumbi, além do rapper Flávio Renegado, e das artistas baianas, Clécia Queiroz, Banda Didá, Juliana Ribeiro, Marcia Short, entre outras performances artísticas farão parte das apresentações culturais durante o fórum.
Acompanhe pela página oficial do Fórum no Facebook.
Com informações: Fórum Social Mundial