Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Em homenagem a Nossa Senhora Sant’Ana, o dia do Coco de Roda, Ciranda e Mazurca será celebrado em 26 de julho

Publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba do último dia 21 de maio, a Lei 11.959/2021 cria o Dia Estadual do Coco de Roda, Ciranda e Mazurca. Com a sanção do Poder Executivo, a data passa a integrar o calendário oficial de eventos do estado. Em homenagem a Nossa Senhora Sant’Ana, que é representativa para os mestres e mestras do Coco, da Ciranda e da Mazurca, o dia estadual dessas manifestações será celebrado em 26 de julho.

De acordo com a autora da Lei, deputada Cida Ramos (PSB), o objetivo é valorizar a memória, promover as atividades culturais e estimular as novas gerações a dar continuidade aos gêneros musicais. A construção da Lei atendeu a pedidos de movimentos culturais do estado, tanto de integrantes de grupos tradicionais quanto de novos movimentos de estudos e pesquisas sobre o tema. Tais manifestações representam parte fundamental da formação histórico-cultural da identidade brasileira, em especial a nordestina.

Enquanto isso

A Mestra Penha Cirandeira, uma das maiores vozes da ciranda e do coco de roda da Paraíba, Nordeste e Brasil está vendendo balinhas nos ônibus para sobreviver. Ela concorre à Lei Canhoto da Paraíba, mas o processo não andou e enquanto isso Penha tem que sobreviver.

A lei Canhoto da Paraíba visa reconhecer a arte através apreciação da vida e a relação dos artistas com a cultura paraibana. Diante desse reconhecimento, se concede um valor correspondente a dois salários mínimos mensal como forma de amparar esses mestres e mestras nas suas atividades e nas suas vidas. O Governo do Estado passa após essa titulação a acompanhar esses mestres e podendo incluí-los em projetos e programações culturais por convite.

Coco de Roda: objetivo da nova lei é valorizar a memória, promover as atividades culturais e estimular as novas gerações a dar continuidade aos gêneros musicais.

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.