Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Iniciativa visa apoiar empreendimentos coletivos promovidos por cooperativas sem fins lucrativos nas fases de produção, beneficiamento ou comercialização de produtos extraídos por meio de práticas sustentáveis na floresta

fundo-amazoniaJá estão abertas as inscrições para o Edital Ecoforte Extrativismo, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, com apoio financeiro do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com investimento social de R$ 8 milhões, a iniciativa visa apoiar empreendimentos coletivos nas fases de produção, beneficiamento ou comercialização de produtos extraídos por meio de práticas sustentáveis na floresta. O objetivo é contribuir para a inclusão socioprodutiva das comunidades e a preservação do bioma em seis estados: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Rondônia.

Poderão participar da seleção cooperativas sem fins lucrativos que reúnem produtores extrativistas em Unidades de Conservação Federais de Uso Sustentável no Bioma Amazônia. As ações previstas deverão apresentar compatibilidade com o Plano de Manejo ou Acordo de Gestão ou demais instrumentos de gestão vigentes.

As entidades proponentes deverão existir legalmente há dois anos, no mínimo, e apresentar uma proposta no valor de até R$ 600 mil. A execução do projeto deverá ser realizada em pelo menos uma e no máximo quatro unidades de conservação, com prazo máximo de 24 meses.

Os recursos poderão ser usados para as seguintes despesas: obras e instalações, máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional; móveis, utensílios, equipamentos de informática, comunicação e software nacional; veículos novos de tração humana ou animal, embarcações e utilitários; aquisição de matéria-prima, embalagens, rótulos e outros materiais utilizados nas etapas de beneficiamento e comercialização; equipamentos de proteção individual (EPI); contratação de profissionais para gestão e contabilidade e de serviços técnicos especializados relacionados à atividade produtiva.

O apoio financeiro aos projetos selecionados terá caráter complementar, devendo a entidade proponente indicar um valor de contrapartida de, no mínimo, 1% do valor dos recursos não reembolsáveis do projeto.

Como participar

Os interessados em se inscrever no edital deverão acessar o regulamento e verificar a lista de todos os demais documentos exigidos, a fim de enviar à Fundação BB até o dia 4 de julho. Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail: chamadaspublicas@fbb.org.br, colocando no título “Edital de Seleção Pública nº 2016/007 – DÚVIDAS”.

Fonte: GIFE

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.