Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mostra em SP comemora dia em que índio chegou pela primeira vez à ONU

1ª Mostra Agosto Indígena, no Cine Olido, comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas – 9 de agosto

Programa Aldeias realiza desde 2014 ações para valorização da cultura indígena em São Paulo/ SOSSO PARMA / CCSP / PREFEITURA DE SÃO PAULO
Programa Aldeias realiza desde 2014 ações para valorização da cultura indígena em São Paulo/ SOSSO PARMA / CCSP / PREFEITURA DE SÃO PAULO

São Paulo – Antes protagonistas e agentes do próprio destino, índios que lutam para preservar sua cultura encontram respaldo na 1ª Mostra Agosto Indígena, realizada no Cine Olido, no centro da capital paulista, até o próximo dia 19. A iniciativa parte da Programação de Cinema da Galeria, do Departamento de Expansão Cultural, e do Programa Aldeias, vinculado ao Núcleo da Cidadania Cultural.

A Galeria Olido ainda recebe a exposição Nhandekuery São Paulo Pygua – Os Guarani da Cidade de São Paulo, como parte das comemorações referentes ao 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas.

Os projetos foram realizados em parceria com o Centro de Trabalho Indigenista (CTI). A ideia é que a exposição seja itinerante, segundo Heloisa Pires Lucca, da coordenação do Programa Aldeias, da SMC. “A exposição já havia passado pelo Centro Cultural São Paulo em março. Os próximos locais serão definidos em conjunto com as lideranças indígenas.”

“A mostra foi pensada em cinco programas de curtas, exibidos em blocos, e mais seis longa-metragens, exibidos em sessões individuais, apresentando filmes mais conhecidos e consagrados pelo público ligado à temática e outros lançados recentemente”, diz Heloisa.

Leia os principais trechos da entrevista.

O projeto conta com participação de aldeias apenas da cidade de São Paulo?

A mostra dedica um programa inteiro com filmes produzidos pelo povo Guarani Mbya que vivem nas aldeias de São Paulo e trata também de produções que tratam de diversas etnias, de vários lugares do Brasil.

Quem realizou a curadoria para seleção dos curtas, médias e longas?

Os curadores da mostra foram Gianni Puzzo, Vinícius Toro e Lucas Keese. Os três curadores atuam como agentes culturais do Programa Aldeias, e apresentam um histórico de produções de audiovisual dentro da temática indígena.

As obras estão em idioma indígena? Elas contam com tradução?

As obras com idioma indígena estão com legenda.

Como você vê a importância deste evento?

Os povos indígenas trazem uma importante contribuição ao incremento da diversidade cultural brasileira e, com a Constituição Federal de 1988, a diversidade cultural passa a ser reconhecida como constitutiva do Estado Brasileiro. Junto a esse reconhecimento advém o direito dos povos indígenas à sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, bem como sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

De outra forma, os marcos legais estabelecidos pelos organismos internacionais instauram as bases para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a efetivação dos direitos dos povos indígenas. Desse modo, as culturas indígenas acabam por surgir como um tema transversal estratégico no desenvolvimento de políticas nos diversos campos que conformam a administração pública: meio ambiente, educação, saúde, e cultura, entre outros.

A realização desta mostra, no mês de agosto, oferece à cidade a oportunidade de celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto). A data rememora o dia em que um índio chegou pela primeira vez à sede da ONU, na Suíça, para reclamar seus direitos, sendo instituída em 1995.

O projeto também vai ao encontro do Programa de Metas 2013-2016 do município de São Paulo, que em seu 10º Objetivo, inclui “promover uma cultura de cidadania e tolerância, reduzindo as manifestações de discriminação de todas as naturezas”.

O Cine Olido fica na Avenida São João, 473. Para mais informações ligue (11) 3331-8399.

Fonte: Rede Brasil Atual 

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.