Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Em Pernambuco, a ABONG-PE realiza encontro na próxima quinta-feira (05) com organizações não governamentais do Estado.

A Lei 13.019/2014 que trata do Marco Regulatório das Organizações Não Governamentais (MROSC) decretada na última quarta (27) pela Presidenta Dilma será tema de encontro promovido pela ABONG-PE, no próximo dia 05 de maio, em Recife. Cerca de 50 integrantes de ONGs no Estado se reúnem para conhecer o novo marco jurídico que passará a regular a relação entre administração pública e organizações da sociedade civil (OSCs). O evento vai detalhar o MROSC, discutir sua implementação em Pernambuco, e tirar dúvidas a respeito da Lei.

Com o tema MROSC: Democratizar os recursos públicos e fortalecer a defesa dos direitos e bens comuns, o evento contará com a presença de duas convidadas – a Eleuteria Amora, diretora nacional da ABONG e uma das principais líderes durante o processo de discussão da lei  e Paula Storto, advogada e professora em Legislação Aplicada a Terceiro Setor. Para Eleuteria Amora, o momento político provoca as organizações para uma resistência de lutas para que não haja retrocessos. “Do ponto de vista do MROSC, considerando que nós conseguimos construir uma lei que regula a transferência de recursos públicos em tempo recorde e isto é uma grande conquista, mesmo com este congresso reacionário. A Abong teve e continuará tendo um papel determinante neste processo, agora é trabalhar para que, em âmbito federal, nos estados e municípios a Lei seja regulamentada e com transparência”, disse.

Por ser uma norma que altera muitas regras aplicadas pela administração pública às parcerias com as OSCs, a Lei 13.019/2014 exige de todos(as) um olhar mais apurado para a importância das OSCs como parcerias importantes do Estado na proposição e execução de políticas públicas. “Um dos principais pontos é a segurança jurídica que a Lei proporciona para um universo de relações que sempre foi regulada por portarias e atos de autoridades por convênio. Com mudanças significativas como: vedar a realização de novos convênios, a criação de um novo regime jurídico próprio para essas parcerias e a unificação desse regime para a união, estado e município. O que pode possibilitar um planejamento tanto parte do poder público como para as ONGs, evitando erros e descontinuidade das parcerias. Por meio da governança interna, vai exigir que as organizações revisitem suas normas internas para que atendam a vigência da nova legislação, assim como manter todas as prestações de contas em dia”, informou Paula Storto, advogada, e professora de Direito e Legislação Aplicada a Terceiro Setor da PUC-SP e do SENAC-SP.

O MROSC é fruto de um esforço conjunto do governo federal e da sociedade civil organizada para modernizar as relações do poder público com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), agentes fundamentais para a execução de iniciativas de interesse público e para o aprofundamento da democracia. E a ABONG-PE tem a satisfação de dar o ponta-pé inicial deste debate em Pernambuco.

 

Serviço:

MROSC: Democratizar os recursos públicos e fortalecer a defesa dos direitos e bens comuns

Data: 05 de maio de 2016

Hora: 9h – 17h

Onde: Gajop Assessoria Jurídica Organizações Populares

Rua do Sussego, 432 – Boa Vista

 

Contato:

 

Coordenação Colegiada da Abong-PE:

 

Alessandra Nilo (ONG Gestos) – 81. 99987.9145

Emanuela Castro (ONG Casa da Mulher do Nordeste) – 81. 98186.0484

Sylvia Siqueira (ONG Mirim Brasil) – 81. 98226.3368

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.