Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo traz experiências práticas desenvolvidas por OSCs para lidar com a criminalidade na adolescência com melhores resultados que o encarceramento. Lançamento acontece no dia 21, com debate no Fórum Social Temático, em Porto Alegre

Do Observatório

capa_face_VALEConsiderada uma grave ameaça pelos defensores dos direitos de crianças e adolescentes, a redução da maioridade penal voltou à pauta do Congresso Nacional em 2015. Para intervir nesse debate, o Observatório da Sociedade Civil e a Abong lançam o documentário “É Disso que eu Tô Falando”, que traz as alternativas práticas construídas pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para lidar com a questão da criminalidade na adolescência.

O lançamento acontece nesta quinta-feira, dia 21, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O evento faz parte da programação do Fórum Social Temático 2016: FSM 15 Anos Porto Alegre e contará ainda com um debate a respeito do tema após a exibição do documentário.

> Assista ao documentário completo no canal do Observatório no Youtube

Dirigido por Edgar Bueno, o documentário reúne depoimentos de membros de seis OSCs que atuam com jovens em conflito com a lei e discutem a respeito da redução da maioridade penal. As organizações Casa do Zezinho, Coletivo Pombas Urbanas, Instituto Daniel Comboni, Projeto Memórias Construídas e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) de Sapopemba e Anistia Internacional mostram projetos que já estão em prática, com resultados positivos, e que poderiam ser reproduzidos em escala pelo Poder Público.

As falas demonstram como a proposta de encaminhar adolescentes de 16 e 17 anos para o sistema penitenciário não ataca os reais problemas da violência brasileira, além de aumentar a criminalização dos/as jovens, em especial negros/as, pobres e moradores/as de periferias. O documentário tem apoio do Instituto C&A e estará disponível em breve nos canais do Observatório na internet.

Redução no Congresso

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/1993, que reduz a maioridade penal em caso de crimes hediondos, foi aprovada na Câmara dos Deputados em agosto de 2015. A matéria aguarda votação no Senado, onde teria que ser aprovada em dois turnos.

Evento:

É disso que eu tô falando – Lançamento oficial do novo documentário do Observatório e debate sobre alternativas à redução da maioridade penal

Dia 21, às 17h

Sala Salzano – Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Debatedores:

Raimundo Oliveira (Cajá) – diretor executivo da Abong

Nicolau Soares – coordenador do Observatório da Sociedade Civil

Edgar Bueno – diretor do documentário

Sócrates Magno Torres – roteirista do documentário e ativista social

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.