Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lançou ontem, dia 09, o Mapa Online ‘Municípios Agroecológicos’, que reúne mais de 700 políticas públicas municipais de incentivo à agroecologia, agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

O mapa interativo é resultado de levantamento inédito que busca dar visibilidade às soluções encontradas nos municípios e mostra aos/às futuros/as gestores/as e legisladores/as que é possível, sim, realizar ações concretas para promover a segurança alimentar das famílias, reduzindo o impacto da alta dos preços dos alimentos e combatendo a escalada da fome, em nível local.

Os dados da pesquisa Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro – Iniciativas municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional estão disponíveis neste mapa interativo.

Este material é fruto do levantamento realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em 520 municípios brasileiros, entre os meses de agosto e outubro de 2020. Foram identificadas mais de 700 iniciativas entre políticas públicas, programas e legislações.

Neste mapa, as iniciativas podem ser filtradas por tema e/ou por estado da federação. Aqui você encontrará uma ficha contendo informações sobre o bioma, a macrorregião, o estado e o município onde cada iniciativa ocorre, além de uma breve descrição da experiência e alguns dados sobre sua execução. Algumas das iniciativas descritas apresentam ainda anexos, contendo fotos e informações mais detalhadas sobre seu histórico e principais resultados.

Após navegar pelo mapa, convidamos você também a conhecer a publicação “Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro – Iniciativas municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional”, que apresenta uma síntese dos principais resultados do levantamento e algumas análises a partir dos temas nos quais as iniciativas identificadas se inserem.

Este trabalho integra a campanha Agroecologia Nas Eleições, que busca, entre outros, o compromisso de candidatas/os nos municípios nestas eleições 2020. Após as eleições, os compromissos assumidos com a agenda da agroecologia e da segurança alimentar e nutricional serão monitorados e as organizações da ANA seguirão suas atividades de incidência sobre as políticas locais.

Conheça o MAPA INTERATIVO: https://agroecologia.org.br/mapa-das-politicas-publicas-em-agroecologia/

Saiba mais, acesse: https://agroecologia.org.br/2020/11/09/municipios-agroecologicos-vira-mapa-de-boas-praticas-de-incentivo-a-producao-de-alimentos/

E atenção, candidata/o: não deixe para a última hora! Conheça a campanha #AgroecologiaNasEleições e assine a carta-compromisso “Por Políticas de Futuro”, para apoiar a agricultura familiar e a segurança alimentar em seu município! Visite o site e fique por dentro de tudo; https://agroecologia.org.br/campanha-agroecologia-nas-eleicoes/

?️ Nas eleições 2020, nosso voto será agroecológico!

?? Vamos votar certo e votar consciente!

 

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.