Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Estudos mostram que número de estupros no país pode chegar a 527 mil por ano — um a cada minuto. Dado reforça a urgência de discutir o tema

Por Marcela Reis, do Observatório

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 45 mil estupros acontecem no país, sendo 90% com mulheres — isso significa que há um estupro a cada 11 minutos. Porém, esse dado não leva em consideração pesquisas que estimam que 90% dos casos de estupro não sejam notificados para a polícia, não entrando para as estatísticas oficiais. Sendo assim, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de estupros no país pode chegar a 527 mil por ano – um a cada minuto.

O debate sobre a cultura do estupro ganhou forças depois do caso da jovem de 16 anos, que foi estuprada por 33 homens no Rio de Janeiro, no final do mês passado. Vídeos e fotos da violência foram divulgados nas redes sociais e o caso está sendo investigado. Outros casos como os três estupros denunciados nos últimos 30 dias no Piauí reforçam a importância do debate.

Para entender melhor a cultura do estupro o Observatório elencou 5 textos e um vídeo:

O passado nos legou uma marca pesada que nada deve ao descuido ou à circunstância. No entanto, é possível reverter essa situação e enfrentar a forma assimétrica e violenta como se estabeleceram e se estabelecem as relações de sexo no Brasil.

“Cultura do estupro” é um termo usado para abordar as maneiras em que a sociedade culpa as vítimas de assédio sexual e normaliza o comportamento sexual violento dos homens. Saiba mais neste texto do Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero.

Aborto em caso de estupro é garantido por lei e deve ser feito na rede pública de saúde até a vigésima semana de gestação.

Não podemos perder tempo disputando a realidade. Um ato sexual que acontece sem o consentimento de uma das partes envolvidas é um estupro. Sempre.

Especialistas explicam o termo e como ele se manifesta no cotidiano das mulheres.

País tem em média 45 mil estupros por ano. Mas esse número pode chegar a 527 mil casos se for considerada a subnotificação.

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.