Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A obra, que será lançada em outubro, aborda de forma didática a legislação vigente e orienta sobre as melhores práticas na administração das organizações.

Sem título

Atualmente as organizações do Terceiro Setor vêm enfrentando muitos desafios para se firmar e atingir os objetivos propostos em sua missão. Esses desafios, em sua maioria, se dão por conta de questões econômico-financeiras, seja por falta de investimentos, ou problemas de gestão, o que pode resultar até no encerramento das atividades.

E por conhecer a trajetória de muitas ONGs, que, mesmo contando com pessoas engajadas, preocupadas, sérias e éticas, se viram obrigadas a “fechar suas portas”, o especialista em Terceiro Setor, José Alberto Tozzi, lança, no dia 22 de outubro, o livro SOS da ONG – Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor, pela Editora Gente.

Ao abordar as diferenças entre as organizações a obra explica, por meio de exemplos práticos, de que forma melhorar seus resultados com base na legislação vigente para o setor, além de dar dicas e orientações para a adoção de melhores práticas de gestão para se manterem atuantes e sustentáveis.

Redigido para ser um guia para gestores, empreendedores sociais, funcionários e até mesmo voluntários, a obra ensina a aplicação dos conceitos e orienta sobre diversos aspectos que podem garantir a sustentabilidade das ONG´s. “A partir dessa leitura, será possível ter uma visão sistêmica, com processos, controles e informações gerenciais – itens fundamentais para um bom gestor. Mesclando teoria e prática, desenvolvi um trabalho para capacitar todos os profissionais que desejam enveredar pelas possibilidades do Terceiro Setor e atuar com processos estruturados e planejamento e assim alcançar os objetivos de manutenção das organizações”, acredita Tozzi.

O livro faz menção também à Lei 13.019 de 31/7/14, que entrará em vigor em janeiro de 2016, que regulamenta as transferências voluntárias de recursos públicos de entes federados para ONGs – também chamadas de Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). Entre outros aspectos, essa lei vai criar competição entre as ONGs mantidas por recursos públicos.

O autor alerta ainda sobre a importância das organizações estarem atualizadas e adotarem as novas exigências já a partir do próximo planejamento anual. “Esta nova lei traz inovações importantes para o Terceiro Setor – transparência total tanto dos órgãos públicos, quanto das ONGs, apuração do resultado social através de indicadores, possibilidade de pagamento integral de recursos humanos e encargos, ou seja, esta relação deverá ser mais profissionalizada, porém os gestores das ONGs devem estar conscientes de que deverão ser feitas mudanças importantes dentro das organizações, a começar pelos estatutos que deverão estar adaptados aos novos critérios estabelecidos nesta lei”, explica Tozzi.

Antes do lançamento, o autor fará a palestra “Os desafios do Terceiro Setor”, que antecipa informações importantes para quem atua na área.

Serviço:

O quê: Lançamento do Livro SOS da ONG – Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor

Quando: 22 de outubro – a partir das 19h.

Onde: Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros).

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.