Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Por ABCR

A pesquisa TIC Organizações sem Fins Lucrativos 2014, realizada com 3.283 organizações da sociedade civil, acabou de ser lançada e descobriu que mais de metade delas (54%) recebe doações de indivíduos, enquanto quase 50% também é financiada com mensalidades e anuidades pagas pelos associados. Somente um quarto delas recebe recursos públicos municipais, índice que é ainda inferior quando se tratando de recursos internacionais. A ABCR foi parceira da pesquisa e conta com um artigo escrito no livro que apresenta os resultados da pesquisa.

A pesquisa foi realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), e traz uma análise bastante completa de como as organizações utilizam-se da tecnologia. Uma informação interessante, por exemplo é que somente 24% delas têm páginas na internet, um índice baixíssimo.

Outra informação curiosa, que deve ser melhor estudada, é que apesar de 54% das organizações receberem doações de indivíduos, 65% delas disse ao mesmo tempo não realizar atividades de captação de recursos – o que seria um contra-senso.

De toda forma, conforme escrito no artigo do livro, escrito por João Paulo Vergueiro (ABCR) em parceria com Marcelo Estraviz (Instituto Doar), para aqueles que atuam com captação de recursos para organizações da sociedade civil, o resultado da pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos é ainda mais promissor, pois reforça algo que é defendido há muito tempo no país, e que já é realidade no resto do mundo desenvolvido e democrático: é a sociedade civil que financia as suas próprias organizações

Para saber mais sobre os resultados da pesquisa, veja o artigo completo publicado na página do GIFE: http://gife.org.br/2015/11/09/pesquisa-analisa-o-uso-das-tics-nas-organizacoes-sem-fins-lucrativos/.

Para acessar o livro com os resultados completos, entre em http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_osfil_2014_livro_eletronico.pdf.

Para conferir os resultados e fazer cruzamentos, acesse a página http://data.cetic.br/cetic/explore?idPesquisa=TIC_OSFIL.

 

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.